Yulia Navalnaya, viúva de Navalny, eleita presidente da Human Rights Foundation

GERMANY-RUSSIA-AWARD-MEDIA-POLITICS
Yulia Navalnaya [Fotografia: LUKAS BARTH / AFP]

“Como alguém que testemunhou pessoalmente a ameaça que as ditaduras representam para os nossos entes queridos e para o mundo em geral, sinto-me profundamente honrada por assumir o papel de Presidente da Human Rights Foundation (HRF)”, afirma em comunicado Yulia Navalnaya, viúva de Alexei Navalny e principal opositor ao presidente russo.

Aos 47 anos, esta ativista que acusou Vladimir Putin de ter assassinado o marido, Alexei Navalny, em fevereiro deste ano, toma agora o poder na fundação para os Direitos Humanos, com sede em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, e sucede a Garry Kasparov na função de chairman. “Acredito em limites de mandato. Ao contrário dos ditadores que combatemos”, afirmou o presidente cessante na mesma nota tornada pública esta segunda-feira, 1 de julho.

Kasparov, que apoiou Navalnaya, elogia “a coragem e o compromisso de Yulia com a justiça”. “O HRF continuará a prosperar e a ter um impacto cada vez maior na luta pelos direitos humanos”, afirma o chairman cessante da HRF (desde 2012).

“Estamos entusiasmados em dar as boas-vindas a Yulia Navalnaya como nossa nova chairwoman”, declarou a responsável máxima da HRF. Céline Assaf-Boustani considera que “as experiências pessoais e trabalho de defesa de direitos a tornam excecionalmente qualificada para apoiar” a entidade internacional.