Site quer informar e ajudar casais LGBTQIA+ a terem filhos

pexels-shvets-production-9050360
[Fotografia: Pexels/Shvets Production]

Uma é do Porto, outra de Lisboa e uma terceira de Coimbra. Três clínicas privadas de fertilidade portuguesas juntaram esforços e criaram um site que pretender dar informação a casais LGBTQIA+ nas suas intenções de serem mães.

O Pride Babies, lançado neste mês de junho em que se evoca o Orgulho Gay, disponibiliza informações sobre processos, dadores, métodos de fertilização, testemunhos e a questão do anonimato. ”Além de informação sobre os tratamentos e respostas às perguntas mais frequentes, neste site é também possível ler histórias e testemunhos de casais que já realizaram o sonho de serem mães”, lê-se no comunicado enviado às redações.

A plataforma, refere a mesma nota, apresenta-se como “um projeto desenvolvido para apoiar as mulheres LGBTQIA+ na sua jornada até à maternidade e que está disponível para qualquer pessoa cuja saúde e anatomia permitam engravidar através de reprodução medicamente assistida independentemente da sua sexualidade ou identidade de género”.

O site, que quer “ empoderar as mulheres LGBTQIA+ com o conhecimento necessário para tomarem decisões informadas sobre a sua fertilidade”, apresenta a informação disponível relativamente ao setor privado, mas não inclui os processos relativos ao Serviço Nacional de Saúde, sistema que também acompanha casos desta natureza, e que são cada vez mais.