Quem é Claudia Sheinbaum, a primeira mulher eleita presidente do México?

MEXICO-ELECTION-VOTE-SHEINBAUM
Claudia Sheinbaum [Fotografia: Alfredo ESTRELLA / AFP]

A disputa pela chefia de estado do México estava principalmente nas mãos de duas mulheres: Claudia Sheinbaum e Xóchitl Gálvez, em segundo lugar nas sondagens. Como indicavam os estudos das intenções de voto, a eleita foi a primeira. Ma, afinal, quem é a primeira mulher a chegar a presidente do México?

Oriunda do partido de centro esquerda Movimento Regeneração Nacional (MORENA), que integra a coligação governamental Vamos Continuar a Fazer História, Claudia Sheinbaum, de 61 anos, é a antiga presidente da Câmara da Cidade do México.

Nas suas propostas políticas, a recém-eleita presidente, engenheira da energia e com trabalhos científicos publicados na área, diz pretender continuar a obra do atual Presidente, o populista Andrés Manuel López Obrador (MORENA) – que foi eleito chefe de Estado em 2018 para um mandato de seis anos.

Sheinbaum recebeu entre 58% e 60% dos votos, bem à frente da rival da oposição, a ex-senadora de centro-direita Xochitl Gálvez, que recebeu entre 26% e 28% dos votos nesta eleição, disse a presidente do INE, Guadalupe Taddei. O centrista Jorge Alvarez Máynez recebeu entre 9% e 10% dos votos.

“Não vou desiludir-vos”, prometeu a Presidente eleita do México, nas primeiras declarações a um canal de televisão, depois de os primeiros resultados parciais terem sido anunciados pelo INE, que a colocavam bem à frente.

“Vou tornar-me a primeira mulher presidente do México”, disse aos apoiantes, anunciando que o partido, o Movimento para a Regeneração Nacional (Morena), tinha obtido uma “maioria qualificada” no Congresso.

Tanto Gálvez como Máynez já reconheceram a vitória de Sheinbaum, que agradeceu publicamente aos rivais eleitorais. “Quero agradecer a Xóchitl Gálvez Ruiz, candidata do Força e Coração pelo México, pela ligação que recebi há poucos minutos reconhecendo a vitória”, disse a Presidente eleita do México.

Sheinbaum também agradeceu às personalidades e chefes de Estado que reconheceram a vitória, incluindo as felicitações do atual Presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador.

“Obrigado especialmente ao telefonema que recebi há pouco e ao vídeo que se tornou público, obrigado pelas felicitações do Presidente Andrés Manuel López Obrador, um homem excecional e único que transformou para melhor a história do nosso país”, disse.

com LUSA