Neuroma de Morton: a doença que pode ‘descalçar’ a Rainha Letizia dos saltos altos

SPAIN NATIONAL DAY
[Fotografia: EPA/Chema Moya]

O diagnóstico chegou, segundo o diário espanhol El Mundo, em junho. A rainha Letizia sofre de neuroma de Morton, uma condição médica dolorosa e que a pode o obrigar a mudar de hábitos. Uma doença agora diagnostiada à monarca espanhola e à qual se junta à metatarsalgia crónica e da que padece há anos.

De acordo com a informação disponibilizada pela Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT), trata-se de uma “inflamação e espessamento de um dos nervos que são responsáveis pela inervação dos dedos do pé”, e que ocorre com maior frequência “entre os terceiros e quartos dedos, geralmente como consequência de trauma repetido, irritação ou pressão excessiva”.

[Fotografia: EPA/Chema Moya]
Apesar de esta condição ser operável, o El Mundo avança que os médicos terão desaconselhado a rainha Letizia a submeter-se à cirurgia. Terão recomendado antes o abandono de sapatos de salto alto, uma das mais emblemáticas imagens de marca da monarca espanhola.

Neuroma de Morton: como se manifesta e quais os tratamentos

Com uma maior incidência nas mulheres, o nevroma caracteriza-se por sintomas como “edema do local doloroso, dor tipo ardência que pode irradiar para os outros dedos”, lê-se no site da SPOT. “A dor pode agravar com atividade física, sapatos apertados ou com salto alto – adormecimento e/ou desconforto”, acrescenta a mesa entidade.

O tratamento depende da intensidade dos sintomas verificados. “Pode ser menos invasivo, como o uso de palmilhas adequadas e recurso a anti-inflamatórios e analgésicos. Se persistência das queixas pode recorrer-se a uma aplicação local de anestésico e corticóide. O tratamento cirúrgico é o passo seguinte, quando as restantes alternativas terapêuticas falham e consiste na remoção da porção do nervo”, refere o site.